o que é um webdocumentário?

Com os avanços das tecnologias, o surgimento de novas possibilidades de propagação da informação e as novas maneiras de compor narrativas, foi necessário que o gênero documentário passasse por modificações para adequar-se às novas oportunidades propostas pela internet. Dessa forma, surgiu o webdocumentário.

 

O webdocumentário contém, além do material audiovisual, uma estrutura interativa desenvolvida para abrigar variadas informações multimídia, como: fotos, links, textos, ilustrações, fórum, etc. oferecendo assim diversidade de percursos narrativos e ferramentas de interação.

como surgiu o criativas?

Visibilidade. Empoderamento. Network. Inspiração.

O projeto Criativas surge a partir do objetivo de aumentar a visibilidade do trabalho e da contribuição feminina na área criativa, empoderando assim o feminino na profissão através de relatos pessoais e ensinamentos transmitidos por outras mulheres atuantes da área. Nosso objetivo é a criação de uma network de troca de experiências, expandindo a rede de contatos e de suporte entre mulheres criativas.

Para isso, inicialmente, contamos com a ajuda de três incríveis mulheres: Ana Matsusaki (artista gráfica), Cyla Costa (artista de lettering) e Ju Sting (artista gráfica), que compartilharam conosco suas experiências pessoais e profissionais na área no design gráfico. Esperamos que as profissionais aqui apresentadas inspirem e empoderem outras pessoas e, principalmente, outras mulheres que atuam, estudam ou são aspirantes à profissão de designers e que tem interesse na indústria criativa!

se liga!

  • Mulheres trabalhando em profissões artísticas ganham quase $20,000 a menos anualmente do que os homens. (artsy)
  • Embora a presença de homens e mulheres nos cursos de design seja equiparada, o rendimento masculino na área da humanidade e artes supera o feminino em quase 26%(nexojornal / ecommerce brasil)
  • Mundialmente, apenas 11% dos líderes da indústria criativa são mulheres(3% movement)
  • Somente 6% dos artistas expostos do MASP são mulheres, porém 60% dos nus em exposição são femininos(guerrilla girls)
  • Na 11ª Bienal de Design Gráfico, dos 53 participantes da comissão avaliadora, somente 13 eram mulheres. (11ª Bienal de design gráfico)

realizadoras

aschellen mays

23 anos, formada em Design de Projeto Visual pela instituição Universidade Positivo. “Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância.”

michelle cury

21 anos, formada em Design de Projeto Visual pela instituição Universidade Positivo. "How rare and beautiful it truly is that we exist."

yasmin hijaz

22 anos, formada em Cinema pela instituição Centro Europeu e em Design de Projeto Visual pela instituição Universidade Positivo. Diretora de arte na Set Marte Lab. “Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.”

colaboradores

ANA PAULA FRANÇA

PROFESSORA ORIENTADORA

THYENNE VILELA

PROFESSORA RELATORA

SET MARTE LAB

CAPTAÇÃO DE SOM E IMAGEM

SET MARTE LAB

EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO

FREE MUSIC ARCHIVE

TRILHA SONORA

ANA MATSUSAKI

ENTREVISTADA

CYLA COSTA

ENTREVISTADA

JULIANA STINGHER

ENTREVISTADA

conte-nos sua opinião sobre o projeto! 🙂